Podemos entender como Segurança na Internet todos os cuidados que devemos ter para proteger as coisas que fazem parte da internet como a infraestrutura, que podem ser nossos computadores e as informações, que são as mais atacadas pelos cibercriminosos.
Há muitos criminosos que atuam na interceptação de dados, principalmente de empresas que geram um volume muito grande de informações sensíveis.
Mas a navegação segura na internet é indicada também para pessoas físicas, para evitar vazamento de fotos, de dados pessoais e informações de cartão de crédito, por exemplo.
Algumas dicas importantes para navegar na internet com segurança
O Dia da Internet Segura foi criado com o objetivo de unir empresas, organizações não governamentais e órgãos públicos para incentivar os usuários da web à prática de um uso mais seguro, responsável e ético das suas conexões de Internet.
Para navegar no internet, devemos ter um computador com o navegador (browser) instalado e conectado ao internet.
O documento hipertexto compõe de texto, imagem, link, animação, som e applet.
A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocolo Suíte ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro.
Browser ou Navegador é um programa criado para permitir a navegação pela internet.
É o que torna possível o acesso a sites, como um caminho que leva até o que você procura na rede.
Ele pode processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP.
Ao receber e-mails de pessoas, arquivos ou fotos estranhas o correto é enviar direto para a lata de lixo e no caso de fotos estranhas pedir para lhe mostrar.
Evite também acessar URLS estranhas.
Não faça compras on-line, sem a presença dos pais ou responsáveis.
A dependência da tecnologia pode levar a maiores riscos de segurança.
Segundo os pesquisadores, os abusadores de tecnologia são mais propensos a ter preocupações de saúde subjacentes, como depressão e ansiedade, e muitas vezes possuem comportamento impulsivo.
Resumos. Os riscos sociais e tecnológicos podem ser compreendidos como uma espécie de antecâmara para a ocorrência de acidentes ou de outros eventos indesejados. ... Em resumo, este trabalho pretende discutir a ambivalência da tecnologia a partir da noção de risco, nomeadamente os seus aspectos positivos e negativos.